Produção dos Alunos

TODA SEMANA TEREMOS UM TEXTO DE UMA TURMA

Sinop, 25 de novembro de 2011


OS AFROS-BRASILEIROS

 Minha professora disse que as pessoas negras sofriam muito por terem a cor mais escura. Eles trabalhavam muito e não tinham lugar adequado para dormir e descansar. E quando as mulheres tinham seus filhos não podiam ficar com eles, pois quando as mulheres brancas não podiam mais amamentar, iam até a senzala escolher uma das escravas para servir de amade leite, elas eram obrigadas a abandonar o próprio filho na senzala.
            As pessoas negras foram trazidas para o Brasil para trabalhar nas fazendas de café e cana. Tentaram escravizar os índios, mas não conseguiram porque os índios não se adaptavam ao trabalho. Foi aí que os brancos foram buscar os africanos para trabalhar. Milhares foram sequestrados e vendidos como escravos. Famílias inteiras foram separadas de seus filhos que eram vendidos para outras fazendas.
           Eles contribuiram com a cultura do Brasil, como por exemplo a música. Surgiu o samba. Algumas comidas que eles trouxeram foi integrado ao cardápio brasileiro como, acarajé, vatapá, cocada, sarapatel, baba de moça e munguzá.
         Além deles terem sofrido muito, também deixaram uma grande contribuição para a cultura brasileira, com seus ritmos, músicas, comida e a capoeira que hoje é considerada um esporte.

Aluna: Aline Larissa dos Santos da Silva
Turma: 4º ano A
Profª: Vânia Môhr




Sinop, 11 de novembro de 2011

Carta produzida pelo aluno: João Lucas Guerra Reimrs
Turma: 4º Ano B


Sinop – MT, 27 de outubro de 2011
Oi vó querida, como está aí em Paiçandu? Está tomando muito sorvete? Nesse calor, do jeito que você é, deve estar aproveitando né! Você vem pra cá?
Se você vier traz umas fotos para nós vermos você, os tios e as tias daí de Paiçandu. Estou com muita saudade de vocês, eu estou muito ansioso para você vir pra cá. Não vejo a hora de vocês virem. Espero vocês!
Bjão tchau


Sinop, 04 de novembro de 2011

A VACA E O MENINO


            Certo dia o menino Juca estava no pasto, tinha muito gado e ele resolveu puxar o rabo da vaca. Ele pegou o rabo e puxou. A vaca sentindo dor no rabo deu um coice. Juca, o menino, voou longe e caiu na poça de lama. Ele se machucou muito e foi para casa. Ele morava no sítio e chegou chorando. A mãe dele perguntou:

- O que aconteceu? E Juca falou:
- Eu puxei o rabo da vaca. A mãe dele falou:
- Não pode puxar o rabo da vaca. Juca falou:
- Está certo mãe!Não vou mais puxar o rabo da vaca. Os ferimentos sararam e ele ficou feliz.


 
Aluna: Andréia Kamila Schlindwein
Turma 3º Ano C


Produção coletiva do 2º ano A.
Profª: Zana Andréia Ricardi Cuqui.
Sinop, 26 de outubro de 2011.           

A LENDA


Profª Zana e alunos do 2º Ano A

            Diz a lenda que nesta floresta habitava o saci, o curupira e a iara. Certo dia, os três ouviram um barulho estranho vindo de traz da floresta. Quando perceberam o fogo já estava queimando toda a floresta e os animais estavam tentando apagar. Então o saci decidiu ajudá-los.
            Enquanto isso, a iara e curupira armaram uma armadilha. No dia seguinte, os caçadores foram presos e levados pela polícia da floresta. E os três amigos viveram felizes na floresta.



A GALINHA

A GALINHA DA TITIA
Profª Roseni e alunos 2º ano B
BOTA OVO NA BACIA
BOTA 1
BOTA 2
BOTA 3.
A GALINHA DO INGLÊS
BOTA OVO NO XADREZ
BOTA 4
BOTA 5
BOTA 6
A GALINHA DO CHINÊS
BOTA OVO JAPONÊS
BOTA 7
BOTA 8
BOTA 9
A GALINHA DO BEM 10
SÓ BOTA DEZ.

Produção coletiva 2º ano B
Profª: Roseni M. Pauli
Sinop, 18 de outubro 2011.